terça-feira, 22 de março de 2011

Quando o gigante desafia os filhos de Deus



Na caminhada cristã, muitas vezes, surge gigante para desafiar os filhos de Deus. Um momento tenso, preocupante e cheio de desafios, pois o inimigo busca destruir os designos de Deus na vida de seus filhos.

O episódio do gigante Golias contra o povo de Israel é um grande exemplo. A história conta que os filisteus se reuniram para lutar em Socó, uma cidade de Judá. Acamparam num lugar chamado "Fronteira Sangrenta", entre Socó e Azeca. Saul e os israelitas se juntaram, acamparam no vale do Carvalho e se prepararam para lutar contra os filisteus. Os filisteus pararam no monte que ficava de um lado do vale, e os israelitas ficaram no monte do outro lado.

Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os israelitas. Ele tinha quase três metros de altura e usava um capacete de bronze e uma armadura também de bronze, que pesava uns sessenta quilos. As pernas estavam protegidas por caneleiras de bronze, e ele carregava nos ombros um dardo, também de bronze. A lança dele era enorme, muito grossa e pesada; a ponta era de ferro e pesava mais ou menos sete quilos. Na frente dele ia um soldado carregando o seu escudo.

Golias veio, parou e gritou para os israelitas: — Por que é que vocês estão aí, em posição de combate? Eu sou filisteu, e vocês são escravos de Saul!

Escolham um dos seus homens para lutar comigo. Se ele vencer e me matar, nós seremos escravos de vocês; mas, se eu vencer e matá-lo, vocês serão nossos escravos. Eu desafio agora o exército israelita. Mandem alguém para lutar comigo! Quando Saul e os seus soldados ouviram isso, ficaram apavorados. (1 Sm 17.1-11).

Analisando o texto percebemos que o gigante desafia e quanto a isso o povo de Deus deve tomar decisões, que são:



1. Confiar em Deus, pois não existe gigante diante do Deus Todo-poderoso;

2. Manter a esperança, pois, no tempo de Deus, há de se manifestar um filho seu que dará fim a arrogância do gigante;

3. Para cada gigante na trajetória cristão haverá um Davi ungido por Deus que lutará em favor dos filhos do Senhor;

4. Apesar do povo de Deus, por algum momento, não ter um líder temente a Deus, não existe batalha que Deus não possa agir;

5. Ore, esteja firme e faça o trabalho que o Pai Celeste lhe confiou, pois nesta batalha você poderá ser o Davi.  

   

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Sabedoria de Jó 28



         
  Existem minas de prata e locais onde se refina ouro.
O ferro é extraído da terra, e do minério se funde o cobre.
  O homem dá fim à escuridão e vasculha os recônditos mais remoto sem busca de minério, nas mais escuras trevas.
Longe das moradia sele cava um poço, em local esquecido pelos pés dos homens; longe de todos, ele se pendura e balança.
A terra, da qual vem o alimento, é revolvida embaixo como que pelo fogo;
  das suas rochas saem safiras, e seu pó contém pepitas de ouro.
  Nenhuma ave de rapina conhece aquele caminho oculto, e os olhos de nenhum falcão o viram.
  Os animais altivos não põem os pés nele, e nenhum leão ronda por ali.
As mãos dos homens atacam a dura rocha e transtornam as raízes das montanhas.
Fazem túneis através da rocha, e os seus olhos enxergam todos os tesouros dali.
  Eles vasculham as nascentes dos rios e trazem à luz coisas ocultas.
  Onde, porém, se poderá achar a sabedoria? Onde habita o entendimento?
O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes.
O abismo diz: “Em mim não está”; o mar diz: “Não está comigo”.
Não pode ser comprada, mesmo com o ouro mais puro, nem se pode pesar o seu preço em prata.
  Não pode ser comprada nem com o ouro puro de Ofir, nem com o precioso ônix, nem com safiras.
  O ouro e o cristal não se comparam com ela, e é impossível tê-la em troca de jóias de ouro.
O coral e o jaspe nem merecem menção; o preço da sabedoria ultrapassa o dos rubis.
  O topázio da Etiópia não se compara com ela; não se compra a sabedoria nem com ouro puro!
  De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento?


Escondida está dos olhos de toda criatura viva, até das aves dos céus.
A Destruição e a Morte dizem: “Aos nossos ouvidos só chegou um leve rumor dela”.
  Deus conhece o caminho; só ele sabe onde ela habita,
  pois ele enxerga os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus.
  Quando ele determinou a força do vento e estabeleceu a medida exata para as águas,
  quando fez um decreto para a chuva e o caminho para a tempestade trovejante,
ele olhou para a sabedoria e a avaliou; confirmou-a e a pôs à prova.
Disse então ao homem: “No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento”


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Teologia, Teologia do Ridículo e Filosofias Vãs

“Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” - Colossenses 2.8


Analisando liderança cristã e teologia se observa que as igrejas, atualmente, atuam sobre o tempo do grande desenvolvimento humano. É a era da tecnologia, da globalização, da modernidade, do direito e das doutrinas e filosofias transformadoras.
Neste universo as igrejas estão experimentando a presença de uma força estranha, antropocêntrica, doentia e biblicamente errônea. E, aqui incluo igrejas neo-pentecostais, pentecostais e as ditas tradicionais, a fim de, não nos perdermos, ingenuamente, a uma denominação evangélica.
É claro que a igreja do Senhor Jesus Cristo vive distante desta nova teologia pregada por alguns líderes cristãos que, infelizmente, estão persuadidos por pastores, teólogos, sociólogos, psicólogos, economistas e antropólogos que não conhecem o verdadeiro sentido da Palavra de Deus.


ALGUNS ARQUÉTIPOS DA NOVA TEOLOGIA DO RIDÍCULO

1.      Valorização da honra: É quando líderes religiosos preocupados com o status social, o prestígio, o poder e os resultados sócio-político e econômicos se utilizam de títulos imponentes como “apóstolo”, “bispo”, “reverendo” e “santidade” para impor seu papel de líder religioso. Na verdade buscam o interesse próprio, a valorização do eu e o luxo da vida mercantilista que pregam;
2.      Deseja da prosperidade terrena: É maneira como os líderes da teologia da prosperidade utilizaram a palavra de Deus com ênfase ao dinheiro, a riqueza e ao sucesso financeiro para expandirem suas crenças através de métodos antiéticos com intento de aumentar suas receitas;
3.      Usando o mundo para ganhar o mundo: É a pratica de utilizar métodos, hábitos e praticas anti-bíblicas para arrebanhar grupos sociais ecléticos com fim a aumentar o quantitativo de sua igreja;
4.      Uso de termos e jargões anti-bíblicos: Com o intuito de conquistar desejos antropocêntricos, metas triunfalistas e os anseios do ego utilizam-se de uma teologia imediatista com uso de termos como: “tá determinado”, “declara”, “hoje é o dia do milagre”, “decreta a tua vitória”, “milagre urgente”, “tá amarrado” e outros. Tais práticas desprezam o entendimento bíblico de benção, prosperidade, libertação, aflição, pecado e arrependimento;
5.      A teologia dos anjos e demônios: Valorização exacerbada quanto à batalha espiritual e vida vitoriosa através da pregação triunfalista e campanhas milagrosas. Demônios vivem, aos milhares, numa constante perseguição ao povo de Deus como uma luta do mal contra o bem e precisam, então, ser exorcizados. Os anjos, por sua vez, é a presença de Deus povoando o imaginário evangélico e todos têm direito a um anjo da guarda;
6.      Sincretismo religioso: É o uso de objetos, amuletos e práticas comuns a religiões afro-brasileiras. O uso de mantos, rosas, sabonetes, pedaço de madeira, velas, danças, músicas e outros objetos e praticas que a Bíblia não aprova;
7.      O mundo mágico da unção: É o uso exagerado do ato de ungir e de óleos para libertação, consagração, prosperidade, aflição zero, dinheiro fácil, louvor ungido e saúde plena;
8.      IDE pela mídia e prosperai: Neste aspecto alguns líderes e teólogos se utilizam, arbitrariamente, da mídia, principalmente das redes de comunicação como a TV, emissora de rádio, internet e outras tecnologias, para expandirem suas crenças ridículas e doutrinas maléficas. Prometem prosperidade fácil, felicidade, sucesso imediato, fim da doença e da pobreza e fim das dificuldades, provações e privações, buscando arrebanhar cada vez mais seguidores, doadores e devotos. Na verdade, é uma pratica ilícita do aumento da receita pessoal, o amor ao dinheiro e a pregação contraditória, leviana e contrária ao texto sagrado;


QUAL É O SENTIDO DA PALAVRA DE DEUS QUE OS LÍDERES DEVEM SEGUIR?

1.      A Mensagem de Deus é Cristocêntrica. Jesus Cristo deve ser apresentado e honrado de forma coerente com a totalidade das Escrituras. Uma mensagem transformadora que anuncia toda a verdade acerca de Cristo conforme registra as Sagradas Escrituras (1 Jo 1.4-7);

2.      A sã doutrina, os princípios de uma vida cristã exemplar, os bons costumes e os preceitos e mandamentos essenciais ao crescimento da igreja são a revelação presente nas Sagradas Escrituras (Ef 4.14; 1 Co 4.6, Gl 1.8);

3.      As Escrituras são a fonte infalível e inesgotável da igreja, dos pastores, dos líderes de departamentos, dos seminaristas e dos professores de teologia. Portanto, ela é completa para todos (Hb 4.12; Lc 16.17; Dt 4.2; Pv 30.6);

4.      A mensagem de Deus na vida do homem está para além de sua necessidade de bem-estar, saúde e riqueza. Ela possibilita especial intimidade com Deus e retorno eterno da criatura para o Criador;

5.      A mensagem de Deus deve ser pregada para resgatar vidas, transformar corações e instruir a igreja de Cristo (Rm 3.23);

6.      O pregador da mensagem de Deus tem que anunciar o seguinte tema: Jesus Cristo salva, cura, batiza no Espírito Santo e em breve voltará;

7.      Não se prega uma mensagem, não se interpreta um texto bíblico, não se chega à presença de Deus pelas Escrituras sem a obra e graça do Espírito Santo (2Tm 3.16,17; 2Pe 1.20,21);

sábado, 22 de janeiro de 2011

Convenção COMIEADEPA


A Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus no Estado do Pará (COMIEADEPA) foi fundada em 18 de agosto de 1921 em Belém do Pará. É reconhecida como a 1ª Convenção dos pastores da Assembleia de Deus fundada no Brasil. Seu atual presidente é o pastor Gilberto Marques de Souza que desenvolve um trabalho importante e extraordinário ao longo dos seus 20 anos de gestão iniciados em 1990.
A Convenção Paraense é uma sociedade civil de natureza religiosa, sem fins lucrativos que vem desenvolvendo, ao longo de sua história, ações ministeriais nas áreas eclesiástica, educacional, social e espiritual, com os seus mais de 2000 mil pastores e evangelistas espalhados nos mais longínquos lugares do vasto estado do Pará. O contexto atual das Assembléia de Deus no estado do Pará conta com o Hospital Galileu e a Escola de Teologia (ETADEPA), frutos da atual gestão.
Situa-se à Rodovia Mario Covas, nº 2500. Bairro Coqueiro. Ananindeua PA. É filiada a Convenção Geral das Assembléia de Deus no Brasil (CGADB), presidente pastor José Wellington Bezerra da Costa, realizando no mês de dezembro de 2010 sua 94ª AGO. Veja as fotos: 
Presidente da CGADB
Presidente da COMIEADEPA 
Fachada principal da COMIEADEPA



Auditória da COMIEADEPA

O presidente Pr.Gilberto palestrando com os obreiros


Ministração da santa ceia

Coral das esposas de obreiros





Auditória COMIEADEPA
      

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DEUS SEMPRE CRIA UMA OPORTUNIDADE E AGE

 Essa acontecimento foi publicada no blog: http://www.aquintaonda.blogspot.com/


Quantas vezes você já ouviu falar que as mídias sociais transformam pessoas e movem multidões? Afinal, fenômenos como Susan Boyle surgem inesperadamente no mundo via web e redes sociais. E, hoje, eu soube de mais uma história impressionante ao assistir o Jornal Nacional da TV Globo. Trata-se de Ted Williams, o "Susan Boyle" do momento, ou, se preferir, o fenômeno da internet da hora.


A história é simples e... mágica.

Há menos de um mês atrás, Doral Chenoweth, repórter do Columbus Dispatch, ao parar com o seu carro num semáforo, viu um homem com um cartaz nas mãos que dizia: "o dom da voz dado por Deus". Ele, então, pediu para o homem falar e gravou um vídeo curtinho. Achou que não ia dar em nada, mas ficou de queixo caído quando o mendigo abriu a boca. Gostou do que ouviu e instigou Williams a dizer umas frases típicas de um locutor de rádio.

Uma semana depois, ao passar pelo mesmo semáforo, o repórter resolveu parar para conversar com o tal homem. E descobriu que o sem-abrigo já mendigava há mais de dez anos. Mas, antes, foi casado durante 17 anos, teve filhos e chegou a ter uma vida equilibrada. O alcoolismo e as drogas arrasaram com sua vida. Dali começou a cometer pequenos crimes e chegou a ser preso algumas vezes. Ele agora se diz ex-viciado e ex-alcoólatra. O mendigo, enfim, disse que queria ter uma vida digna e faria tudo para mudar seu futuro.

O repórter ficou sensibilizado. Ele pegou o vídeo gravado anteriormente, editou-o e colocou-o no YouTube. O vídeo explodiu. Foi visto mais de 12 milhões de vezes.

Imediatamente a vida do mendigo começou a melhorar. A sua linda voz, enorme simpatia e notoriedade já geraram muitas propostas de emprego e convites para programas de televisão. A mídia está em cima dele e não dá trégua. Ele já é outro homem: cortou o cabelo, usa roupas novas e está asseado.

Eis ai um exemplo de como o Pai Celeste interfere na vida de um filho. Não importa a sua situação, Deus nunca esquece dos filhos. Tenha perseverança. Um dia sua vitória acontecerá. E, quem fará é o SENHOR JESUS CRISTO.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FELIZ 2011


O ano de 2010 chegou ao fim. Um novo horizonte se aproxima é o novo ano de 2011. Graças a Deus, muitos foram os feitos do Pai Eterno aos seus filhos e, agradecê-lo é a primeira iniciativa de quem é filho. Portanto, faça agora.

Para findar este ano e reunir forças para os novos desafios do ano que se inicia, sugiro alguns pensamentos para ser analizados:

Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas (Apocalipse 4.11).

 

"Nenhum ano será realmente novo se continuarmos a cometer os mesmos erros dos anos velhos." (Autor desconhecido)

O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará (Proverbios 28.25)

Aquilo que temos o poder de fazer, temos também o poder de não fazer (Aristóteles).

O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo. (Proverbios 28.26).

Uma boa consciência é um travesseiro macio (Anônimo).

 
Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais? (Malaquias 2.10)

Os que deixam a lei louvam o ímpio; porém os que guardam a lei contendem com eles.
Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam ao SENHOR entendem tudo.
Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o de caminhos perversos ainda que seja rico.
O que guarda a lei é filho sábio, mas o companheiro dos desregrados envergonha a seu pai.
O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre.
O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável (Provérbios  28.4-9).

Diante de Deus, somos todos igualmente sábios e igualmente tolos (Albert Eintein).

Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias (Eclesiastes 7.29).

Sessenta anos atrás eu sabia tudo, hoje sei que nada sei. A educação é o descobrimento progressivo da nossa ignorância ( William James Durant).

Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena (Provérbios 24.10).
 
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. (Mahatma Gandhi).
 
O rei que julga os pobres conforme a verdade firmará o seu trono para sempre (Provérbios 29.14).

Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo. Albert Schweitzer

Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito  (Eclesisates 7.8).

Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim.(Eclesisates 7.23).

O governador que dá atenção às palavras mentirosas, achará que todos os seus servos são ímpios (Provérbios 28.12).
 
Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor (Eclesiastes 7.12).
 
Quem não serve para servir ao próximo não serve para servir a Deus.
 
Cuidado com o que cativas, pois podes tornar-te um transtorno ao teu próximo.
 
Seja sábio, prudente e sincero para ti mesmo e depois para o teu próximo.
 
Um homem sábio é aquele que mantem o equilíbrio em si mesmo, na família, no governo e na sociedade.  
 
Um abraço.
Fique na paz.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Assembleia de Deus e os 100 anos de Pentecostes


"Pouco tempo depois, Gunnar Vingren participou de uma convenção de igrejas batistas, em Chicago. Essas igrejas aceitaram o Movimento Pentecostal. Ali ele conheceu outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Esse jovem também fora batizado com o Espírito Santo. Após uma ampla troca de informações, experiências e idéias, Daniel Berg e Gunnar Vingren descobriram que Deus os estava guiando numa mesma direção, isto é: o Senhor desejava enviá-los com a mensagem do Evangelho a terras distantes, mas nenhum dos dois sabia exatamente para onde seriam enviados. Algum tempo depois, Daniel Berg foi visitar o pastor Vingren em South Bend. Durante aquela visita, quando participavam de uma reunião de oração, o Senhor lhes falou, através de uma mensagem profética, que eles deveriam partir para pregar o evangelho e as bênçãos do avivamento pentecostal. O lugar tinha sido mencionado na profecia: Pará. Nenhum dos presentes conhecia aquela localidade. Após a oração, os dois jovens foram a uma biblioteca à procura de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava localizado. Foi quando descobriram que se tratava de um estado do Norte do Brasil".

História das Assembléias de Deus no Brasil, Emílio Conde - CPAD

No início do século XX, apesar da presença de imigrantes alemães e suíços de origem protestante e do valoroso trabalho de missionários de igrejas evangélicas tradicionais, nosso país era ainda quase que totalmente católico. A origem das Assembléias de Deus no Brasil está no fogo do reavivamento que varreu o mundo por volta de 1900, início do século 20, especialmente na América do Norte. Os participantes desse reavivamento foram cheios do Espírito Santo da mesma forma que os discípulos e os seguidores de Jesus durante a Festa Judaica do Pentecostes, no início da Igreja Primitiva (Atos cap. 2). Assim, eles foram chamados de "pentecostais". Exatamente como os crentes que estavam no Cenáculo, os precursores do reavivamento do século 20 falaram em outras línguas que não as suas originais quando receberam o batismo no Espírito Santo. Outras manifestações sobrenaturais tais como profecia, interpretação de línguas, conversões e curas também aconteceram (Atos cap. 2).

Em 19 de novembro de 1910, os jovens suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg aportaram em Belém, capital do estado do Pará, vindos dos EUA. A princípio, freqüentaram a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Eles traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia - o falar em línguas estranhas - como a evidência inicial. A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de oração nos EUA (e também de forma isolada em outros países), principalmente naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor negro leigo, chamado William Joseph Seymour, na Rua Azusa, Los Angeles, em 1906.

Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren, chegaram ao Brasil, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da Humanidade e a atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais. As denominações evangélicas existentes na época ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de 1911 foi a primeira crente da igreja Batista de Belém a receber o batismo no Espírito Santo, o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos. A nova doutrina trouxe muita divergência naquela comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembléias distintas, conforme relatam as atas das sessões, os dezenove adeptos do pentecostalismo foram desligados.

Convictos e resolvidos a se organizar, em 18 de junho de 1911, juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão da Fé Apostólica. Este foi o primeiro nome dado ao Movimento Pentecostal nos Estados Unidos a partir de 1901 e era também empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo da nova igreja brasileira com William Joseph Seymour. A partir de então, passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Mais tarde, em 18 de janeiro de 1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, foi registrada como Assembléia de Deus, em virtude da fundação das Assembléias de Deus nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, outra vez, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas. Em poucas décadas, a Assembléia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

As Assembléia de Deus se expandiram pelo Estado do Pará, alcançaram o Amazonas, propagaram-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Chegaram ao Sudeste pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que se portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação aonde quer que chegassem. Nesse ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, PA, em 1924, para a então capital da República. Um fato que marcou a igreja naquele período foi a conversão de Paulo Leivas Macalão, filho de um general, através de um folheto evangelístico. Foi ele o precursor do assim conhecido Ministério de Madureira, como veremos adiante.

A influência sueca teve forte peso no início da formação assembleiana brasileira, em razão da nacionalidade de seus fundadores, e graças à igreja pentecostal escandinava, principalmente a Igreja Filadélfia de Estocolmo, que, além de ter assumido nos anos seguintes o sustento de Gunnar Vingren e Daniel Berg, enviou outros missionários para dar suporte aos novos membros em seu papel de fazer crescer a nova Igreja.

Desde 1930, quando se realizou a primeira Convenção Geral dos pastores na cidade de Natal, RN, as Assembléias de Deus no Brasil passaram a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembléias de Deus dos EUA através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação. Em virtude de seu fenomenal crescimento, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro. De repente, o clero católico despertou para uma possibilidade jamais imaginada: o Brasil poderia vir a tornar-se, no futuro, uma nação protestante. Tal possibilidade se tornou ainda mais real com a divulgação entre o final de 2006 e início de 2007 por um instituto de pesquisa de que, com vinte milhões de fiéis, o Brasil é o maior país pentecostal do mundo.

O que são as Assembléias de Deus?

As Assembléias de Deus são uma comunidade protestante, segundo os princípios da Reformada Protestante pregada por Martinho Lutero, no século 16, contra a Igreja Católica. Cremos que qualquer pessoa pode se dirigir diretamente a Deus baseada na morte de Jesus na cruz. Este é um relacionamento pessoal e significativo com Jesus. Embora sejamos menos formais em nossa adoração a Deus do que muitas denominações protestantes, a Assembléia de Deus se identifica com eles na fundamentação bíblica-doutrinária, com exceção da doutrina pentecostal (Hebreus 4.14-16; 6.20; Efésios 2.18).

As Assembléias de Deus são uma igreja evangélica pentecostal que prima pela ortodoxia doutrinária. Tendo a Bíblia como a sua única regra de fé e prática, acha-se comprometida com a evangelização do Brasil e do mundo, conformando-se plenamente com as reivindicações da Grande Comissão. A doutrina que distingue as Assembléias de Deus de outras igrejas diz respeito ao batismo no Espírito Santo. As Assembléias de Deus crêem que o batismo no Espírito Santo concede aos crentes vários benefícios como estão registrados no Novo Testamento. Estes incluem poder para testemunhar e servir aos outros; uma dedicação à obra de Deus; um amor mais intenso por Cristo, sua Palavra, e pelos perdidos; e o recebimento de dons espirituais (Atos 1.4,8; 8.15-17).

As Assembléias de Deus crêem que quando o Espírito Santo é derramado, ele enche o crente e fala em línguas estranhas como aconteceu com os 120 crentes no Cenáculo, no Dia de Pentecoste. Embora esta convicção pentecostal seja distintiva, as Assembléias de Deus não a têm como mais importante do que as outras doutrinas (Atos 2.4). O seu Credo de Fé realça a salvação pela fé no sacrifício vicário de Cristo, a atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais e a bendita esperança na segunda vinda do Senhor Jesus. Consciente de sua missão, as Assembléias de Deus não prevalecem do fato de ter, segundo dados do IBGE (Censo 2000), mais de oito milhões de membros. Apesar de sua força e penetração social, optou por agir profética e sacerdotalmente. Se por um lado, protesta contra as iniqüidades sociais, por outro, não pode descuidar de suas responsabilidades intercessórias.

Fonte: Centenário AD