segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Uma Leitura Bíblica dos Presbíteros da Igreja



A igreja do Senhor Jesus, ao longo de sua história sempre se utilizou de obreiros para realizar a obra de Deus. São servos vocacionados, capazes e dedicados em apresentar um trabalho eclesiástico com excelência ao lado de seus pastores. Partindo desta assertiva, o objetivo deste esboço é estudar, orientar e instruir, a partir do pensamento bíblico, as qualificações e o papel ministerial dos presbíteros.
 Segundo o dicionário da Bíblia de Almeida, a palavra grega presbyteros quer dizer ancião, termo este usado para os líderes cristãos da igreja primitiva sem referência, especificamente, a sua idade, mas a atuação ministerial na direção das igrejas, no ensinamento da doutrina cristã e na pregação do evangelho. São os escolhidos e preparados por Deus para auxiliar o pastor na direção da igreja, sobretudo, no cuidado das necessidades espirituais.
O presbitério surge, necessariamente, com o crescimento da igreja segundo a direção de Deus, através da apresentação do pastor e/ou ministério e recebendo a aprovação da igreja, a fim de exercer o ofício de acordo com as qualificações espirituais estabelecidas pela Palavra. Este deverá exercer seu papel em total dedicação, princípio bíblico, submissão e voluntariedade a Deus e a liderança eclesiástica (Atos 20.17,28; 1 Timóteo 3.1-7; Tito 1.5-9).
I.   QUALIDADES ESSENCIAIS A UM PRESBÍTERO DA IGREJA:
1.    SER VERDADEIRAMENTE SERVO DE CRISTO: Nenhuma função ministerial, por mais importante que seja, permite exercê-la plenamente sem o espírito de servo. Quando atuamos na obra de Deus buscamos a aprovação de Deus e não dos homens, logo, devemos agir ordeiramente procurando servir e agradar a Deus. Entendendo ainda, que jamais um ministro do evangelho pode agir conforme o seu interesse ou de terceiros e, ao mesmo tempo, agradar a Deus (Gálatas 1. 10-12; 1 Coríntios 4. 3-6). Apóstolo Paulo considera que é seu dever falar não para agradar aos homens, mas a Deus que prova e conhece o nosso coração (1 Tessalonicenses 2. 4; Atos 5. 29; Efésios 6.6 e Colossenses 3.22);
2.    SER IRREPREENSÍVEL: Irrepreensível do grego é anepilemptos que significa literalmente “que não se pode atingi-lo”. É alguém de conduta aprovada, inculpável e que não há necessidade de ser repreendido, pois é um obreiro de espírito não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento e nem ávido por lucro desonesto. Por ser, verdadeiramente, servo de Deus possui os mais altos padrões morais e bíblicos para o ministério da igreja, com aptidão ao exercício da justiça, temor, piedade, santidade e modelo de vida aos crentes (Tito 1. 7; Filipenses 1.1);
3.    HOMEM DE UMA SÓ MULHER E QUE GOVERNE BEM SUA FAMÍLIA: A expressão bíblica “marido de uma mulher” supõe uma fidelidade especial ao conjugue e, segundo o comentário da Bíblia de Estudo Almeida provavelmente deva ser entendida no sentido de não haver-se casado pela segunda vez. Portanto, o obreiro deve ser alguém capaz de amar apenas sua esposa e que gerencie plenamente sua família. O obreiro que governa bem a sua casa poderá do mesmo modo cuidar da igreja do Senhor Jesus. Agora se sua esposa ou seus filhos vivem familiarmente na base da afronta, do medo ou da ameaça, conseqüentemente, se vier a exercer liderança cristã fará dos filhos de Deus súditos de um governo egocêntrico, autoritário e ameaçador desencadeando numa igreja fria, insegura, amedrontada e doente. Respeito e consideração são elementos importantes na reputação de um obreiro tanto na sua casa como na igreja que serve. Portanto, o modo como age cotidianamente um presbítero perante Deus, a sociedade e a sua família determinará seu sucesso ou seu fracasso diante da igreja. Que o corpo ministerial de nossas igrejas possua homens amáveis, educados, cordiais, para que possam ser estimados por todos e dignos de honra (Tito 1.6; 1 Timóteo 3.2, 4, 5; 5.17);
4.    QUE SEJA SÓBRIO: Esta é uma expressão que aparece seis vezes no novo testamento cujo vocábulo grego é nephós que significa literalmente “manter a mente limpa, ser sábio” significando também segundo o grego clássico “abster-se de vinho” (1 Timóteo 3. 2, 6,7). Portanto, exercite sua mente com o conhecimento da Palavra, buscando sempre obedecer a voz de Deus, mantendo o equilíbrio sábio e coerente com os deveres eclesiásticos, sua chamada e a pureza cristã diante do ministério e do pastor. Não permita que o adversário dos ministros de Deus venha lhe tragar pela corrupção, avareza, inveja, ciúme, divisão e divergência ministerial trazendo duras conseqüências para sua vida, ministério, igreja e família (1 Pedro 5. 8);
5.    QUE POSSUA APTIDÃO PARA ENSINAR: Um dos critérios para que um obreiro possa ter um autêntico ministério eclesiástico é a capacidade de ensinar. Se um homem tem vocação para exercer o presbitério deve ter habilidade, em algum grau, para instruir seus liderados, sobretudo, através da doutrina, dos princípios e do conhecimento da palavra de Deus. Entendo que o obreiro que almeja o presbitério e não tem desejo ou favor algum pelo ensino não deve exercer o episcopado a ponto de, se puder, servir no reino de Deus sem passar pelo ministério. Apóstolo Paulo descreve que quem deseja o episcopado que seja apto para o ensino (1 Timóteo 3.2; 5.17; Tito 1.9). E, digo ainda, que seja apto para aprender.
6.    QUE SEJA UM OBREIRO CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, DE SABEDORIA, DE FÉ E GRAÇA: Cabe a cada obreiro não se acomodar diante das responsabilidades eclesiásticas, é preciso buscar o poder divino e a intimidade com Deus. Que seja um obreiro convertido, de oração, dedicado aprendiz das Escrituras e um exemplo de vida cristão. Que esteja sempre disposto a aprender a palavra de Deus através do estudo diário e sistemático da Bíblia e, que possua ainda formação teológica para melhor exercer o ministério. O pastor, o ministério e a igreja sempre precisarão dos melhores homens e não dos que não conseguem fazer quase nada ou que, presumidamente, se dizem “prontos” e não têm nada a aprender. Tenham o conselho do profeta Oséias: conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor (Oséias 6.2a), o do Apóstolo Tiago quando diz: Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus (Tiago 1.5) e de Paulo: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2 e cf Pv 3.13);
7.    AMIGO DO PASTOR, DO MINISTÉRIO E DA IGREJA: Infelizmente, em não poucas igrejas, presbítero é sinônimo de divisão e desgosto pastoral. Intitulam-se xerifes da verdade e justiceiros das leis do próprio Deus, tomando uma postura imatura e se colocando acima do bem, pensando que seu papel é controlar e dizer o que seus superiores devem ou não fazer. Muitos, pela mente já cauterizada pelo domínio das trevas, agem com ações maléficas destruindo a imagem e o bom nome da igreja do Senhor Jesus Cristo.  Para outros, ser presbítero é fazer do púlpito arena de luta e o ambiente da igreja trincheira de guerra exercendo um comportamento agressivo e oponente ao pastor, ministério, igreja e até a convenção de ministros. É preciso saber que defender os princípios eclesiásticos e bíblicos implica preservar a humildade, a fé, a santidade, a ética, o temor a Deus e o respeito à igreja do Deus vivo. Sugere ainda amar, respeitar e manter a unidade eclesiástica segundo a Palavra. Por isso, desenvolva relacionamento saudável, de confiança e de respeito com a igreja, com o ministério e com o pastor da igreja. O sucesso de um ministério exige transparência, espírito cooperador, moderação, paz e concordância (Tito 1. 8; 2.9, 10; Efésios 4.31,32).
II.  ATITUDES ERRADAS DE UM PRESBÍTERO:
1.    SEDE DE PODER: Muitos líderes ao assumirem um cargo perdem as qualidades essenciais e passam a cobiçar o poder. O desejo de ser aquilo para o qual não foi chamado desencadeará em dominação autoritária sobre aqueles a quem deveria servir. Como conseqüência do abuso excessivo de sua autoridade perderá sua liderança, a comunhão com o Espírito Santo e a atuação biblicamente diante do rebanho do Senhor. Antes, o presbítero deve servir a igreja com humildade, perseverança, retidão, vigilância, oração, amor, bondade e total devoção a Cristo;

2.    REALIZAR REUNIÃO MINISTERIAL SEM A APROVAÇÃO OU PARTICIPAÇÃO DO PASTOR: Alguns obreiros afoitos e imaturos em questões conflituosas com o ministério pastoral, chamada ministerial, pecados e escândalos praticados por certos líderes, tornam-se contraditórios quanto ao entendimento bíblico das conseqüências de quem prevarica diante do povo de Deus. Muitas vezes, partem para tomadas de decisões sem qualquer participação ou reconhecimento do líder maior da igreja pela simples promessa de ascensão ministerial ou consagração ao santo ministério pastoral oferecidas por certas autoridades eclesiásticas. Outros realizam verdadeiras cruzadas, indo de casa em casa promovendo motins e até abaixo-assinado, a fim de, resolver questões eclesiásticas delicadas, esquecendo que o melhor expediente para solucionar problemas internos da igreja, sobretudo, ministerial deve ser através da oração, vigilância, dialogo e aconselhamento para só assim evitar divisão na igreja, dissensão ministerial e escândalo para a obra de Deus. Se seu líder faz algo inconveniente que vem trazendo graves escândalos à obra de Deus não se una aos desafetos de outras lideranças, mas desenvolva o princípio do aconselhamento, orientação e acordo, promovendo assim equilíbrio, espírito cristão e ética ministerial. Quem age através destes expedientes procuram para si mesmo o descrédito e a ruína de seus ministérios trazendo desconfiança e isolamento da igreja e demais líderes. Cuidado com o espírito de Coré, Datã e Abirão (Números 16.29-33), como também o de Nadabe, Abiú (Levítico 10.1-2), Uzá (2 Sm 6.6-7) que, infelizmente, ainda se manifesta no meio do povo de Deus.

3.    AGIR LIVREMENTE COMO SE FOSSE O PASTOR DA IGREJA: Presbítero não é pastor e pastor não é presbítero, apesar da grande semelhança bíblica e sociológica. O presbítero ainda que possua certa liberdade pastoral diante do rebanho do Senhor, precisa considerar que existe uma hierarquia ministerial que precisa ser honrada, respeitada e preservada. Outra questão eclesiástica é que apesar de existir situações na igreja em que o obreiro tem poder de tomar e promover soluções acertadas convém considerar a pessoa do líder maior seja no campo, no templo central ou nas congregações. Nunca foi desmerecimento consultar alguém quanto à solução de um problema. A beleza que sobressai da relação dos grandes líderes de Deus é a sua total obediência e humildade em consultar ao Senhor, mesmo em sua total convicção de estarem realizando sua missão de forma plena (Eclesiastes 3.9-12).

III.   O PAPEL DO PRESBÍTERO NA IGREJA ATUALMENTE:

1.    Atuar, quando solicitado, em diversas funções na igreja como: cargo de diretoria, dirigente de congregação, professor da Escola Bíblica Dominical, líder de departamentos, cooperador da parte administrativa da igreja e outras atividades afins;
2.  Atuar na elaboração, organização e execução de eventos da igreja como congressos, conferências, cruzadas evangelísticas, campanhas, projetos, batismo nas águas e etc;
3.    Administrar, cuidar, preservar e zelar pelos bens móveis e imóveis da igreja;
4.    Auxiliar na organização e distribuição da santa ceia no templo central e congregações;
5.  Atuar quando necessário, por diversos meios na arrecadação de fundos para a igreja conforme determinação pastoral;
6.   Quando necessário cooperar na assistência social, serviço de construção e estruturação de prédios, congregações e dependências da igreja e em outras atividades semelhantes;
7.    Dirige culto, evangeliza, ora, ensina e prega a palavra de Deus;
8.   Cabe ainda em conformidade com o pastor da igreja atuar na execução de cerimônias de casamento, fúnebre, quinze anos, bodas de prata, apresentação de crianças e outras cerimônias afins;
IV.  CONSIDERAÇÕES
O presbítero é aquele obreiro membro da igreja, de bom testemunho, ativo nos trabalhos do templo central e congregações. Um obreiro aprovado por Deus, pelo pastor presidente, ministério e igreja;
O presbítero é o obreiro consagrado ao santo ministério com grandes possibilidades a ordenação pastoral, desde que apresente chamada, idoneidade, obediência e testemunho cristão. Deve possuir espírito de servo com prontidão voluntariado para, sempre que for preciso, servir a igreja, sobretudo, às solicitações pastorais, sabendo que a recompensa virá do Pai Eterno;
O presbítero deve comportar-se de maneira inteligente, agradável e sincera. Deve dirigir-se a igreja do Senhor Jesus de maneira santa, educada, afável e prudente. Não deve ser antipático, agressivo ou atrevido, pois poderá ser compreendido com uma pessoa mal-educada e uma referência ministerial indigesta;
O presbítero é um obreiro com responsabilidade pessoal, organizado, limpo e zeloso. Precisa sempre manter sua aparência agradável, pois representa uma autoridade eclesiástica. Faz-se necessário ainda que seja alinhado no traje, no calçar e na higiene. Esses modos são imprescindíveis na função eclesiástica;
É dever do presbítero desempenhar sua função ministerial com lealdade ao pastor, ao ministério e a igreja. Deve possuir amor, compromisso, responsabilidade e dedicação evitando o esfriamento espiritual, a murmuração, os comentários prejudiciais ao seu ministério e prevenindo-se ainda de problemas pessoais com a família, a igreja e a sociedade;
Para aqueles que governam baseado no sistema mercantilista do toma lá da cá, infelizmente, presente em algumas organizações, sociedades, igrejas e convenções de ministros, entenda que, o propósito divino, é o motivo norteador para a chamada de homens tementes a palavra de Deus;
Levar alguém ao ministério eclesiástico não dever ser por interesse social, político ou econômico, mas que seja marcado pela vocação celeste e o desejo ardente e absoluto de realizar a obra de Deus;
Se alguém deseja o episcopado que seja pelo amoroso consentimento do rebanho de Cristo;
Não aceite acusação contra presbítero, senão com duas ou três testemunhas. Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que os outros tenham temor (1 Timóteo 5. 19,20);  
Para aqueles que desejam o episcopado excelente obra deseja é o que declara Apóstolo Paulo. Convém então compreender a importante declaração do expoente teólogo D. L. Moody: “o começo da grandeza é ser pouco. A ampliação da grandeza é ser menos. A perfeição da grandeza é ser nada”.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Congresso de Jovens AD Vila Esperança


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Campo Vila Esperança – Bonito Pará realiza neste mês de outubro, nos dia 13 e 14 o I Congresso de Jovens. O tema do evento já foi escolhido pela diretoria e a coordenação da União de Mocidade “Filhos da Promessa” que estar baseado em Isaias 55. 6 “Uma Nova Geração Buscando ao Senhor”.

O louvor será realizado pelo coral “Filhos da Promessa” e conta com a presença do cantor Aleidion Gadelha. A pregação da palavra de Deus será com o Pastor Marcos Eliezer Souza.

A abertura do congresso será no sábado, 13 de outubro de 2012, a noite as 19:00h no templo central em Vila Esperança. No domingo, dia 14 de outubro, teremos o estudo bíblico com início às 08:00h e as 10:00h grande arrastão de evangelização na Vila Esperança. A noite culto de encerramento a partir das 18:30h.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus conta com sua presença e das caravanas da AD Bonito PA, Ourém PA e Capitão Poço PA.
Nosso endereço: RD PA 124. Km 08. Vila Esperança. Bonito Pará. 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Posse do pastor Marcos Eliezer Souza


Cumprindo os planos do Senhor para a vida ministerial do servo de Deus e bem como a igreja do Senhor Jesus em Vila Esperança do município de Bonito Pará, PA 124 temos a honra de convidá-los para o culto de posse do Pastor Marcos Eliezer Souza, no ministério pastoral da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Vila Esperança - COMIEADEPA.  

A cerimônia de posse acontecerá terça-feira, dia 27 de março, a partir das 19h no templo da igreja local.

Você é nosso convidado para participar deste novo tempo na vida do servo de DEUS.

Certo de contarmos com a presença dos amados irmãos, agradecemos a oportunidade de juntos louvarmos ao Senhor por mais este feito.  

Vila Esperança do município de Bonito Pará. PA 124. À 17Km de Capanema Pará.




"E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência"     
Jeremias 3.15.




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cantora Whitney Houston: vida e morte

Whitney Houston



Ela nasceu Whitney Elizabeth Houston em um bairro com padrão de classe média na cidade de Newark,  New Jersey, Estados Unidos, em 9 de agosto de 1963. Viveu lá até seus quatro anos de idade, quando a família mudou-se para a cidade de East Orange.
 .
Caçula de uma família de três filhos, seu pai era John Russell Houston Jr  e a mãe era Cissy Houston. A mãe, sua prima, Dionne Warwick e a madrinha, Aretha Franklin, eram cantoras do gospel, Rhythm and Blues e soul. Além dessas influências ao canto, recebeu influência direta da convivência com a cantora Roberta Flack.
.
Recebeu de sua ancestralidade a genética do sangue de escravos africanos, nativos indígenas, imigrantes italianos e holandeses. Teve na infância a influência cristã evangélica, aos onze anos cantava no coral de uma Igreja Batista, e conviveu no meio do movimento pentecostal. Este composto genético trouxe ao mundo uma mulher com cordas vocais potentes e uma bela voz em timbre soprano. Dona de pulmões poderosos, como poucas pessoas, ela soube aproveitar a caixa torácica e o diafragma em nível técnico excelente. A influência do seu círculo de origem musical com certeza a impeliu a cantar. E ela quis cantar além do estilo R & B, soul e gospel, misturou as influências do canto, mesclou teclados e sintetizadores, criou o seu estilo próprio, que surpreendeu a todos.
.
Em 1978, ela registrou pela primeira vez sua voz num disco de sua mãe, Think It Over. E depois passou a fazer vocais em discos de famosos, como Chaka Khan e Jermaine Jackson, irmão do famoso Michael.
.
Em 1980, aos dezesseis anos, Whitney usou a beleza para ganhar dinheiro, começou a fotografar como uma modelo profissional para revistas importantes. Tornou-se a primeira mulher negra a aparecer numa revista de moda depois de ilustrar e ter a imagem bem recebida nas páginas da revista Seventeen. Posteriormente, apareceu na Glamour e revista Cosmopolitan, e outras. No mesmo ano, apareceu cantando e dançando em comercial do refrigerante Canada Drink, na televisão. Desde jovem ela demonstrou consciência social. Como modelo, se recusou a trabalhar para agências que faziam negócios com a África do Sul, devido ao regime do apartheid.
..
No começo da década dos idos de 1980, Whitney Houston namorou o jogador de futebol americano Randall Cunningham, e depois o ator Eddie Murphy.
.
Em 1983 ela assinou seu primeiro contrato como cantora, na gravadora Arista Records, contrato de gravação para distribuição mundial. Naquele ano, ela fez sua estreia nacional na televisão no programa The Merv Griffin Show. Dois anos depois estava nas lojas seu primeiro disco, que tinha seu nome. O álbum bateu o True Blue, de Madonna, nas vendagens, vendeu 25 milhões de cópias e foi apontado como o álbum de estreia mais bem vendido de todos os tempos.
.
No ano de 1987 ela lançou o segundo álbum, e foi a artista mais vendida nos Estados Unidos e Reino Unido. Ela também conseguiu o feito de colocar sete músicas no primeiro lugar das paradas de sucesso no ranking da revista Billboard, ultrapassando os Beatles e os Bee Gees, que haviam alcançado seis. Até hoje ela não foi superada. 
.
Em 1989, Whitney criou a Fundação Whitney Houston for Children, instituição sem fins lucrativos, voltada às crianças carentes, diabéticas, aidéticas e vítimas de câncer. Através dela, promoveu shows de caridade. O show Classic Whitney, televisionado pela HBO, arrecadou 300 mil dólares. Ao longo da carreira, sua filantropia também focou a educação dos negros, integrando-os em universidades. No mesmo ano, embarcou numa turnê com BeBe & CeCe Winans fazendo backing vocal, mostrando que o sucesso não fez perder a cabeça.
.
Em janeiro de 1991, ela cantou The Star Spangled Banner (o hino nacional norte-americano) no 25º Super Bowl em Tampa na Flórida. Depois lançado como single e vídeo, se tornaria a única versão do hino nacional norte-americano a virar um "hit", vendendo um milhão de cópias. O dinheiro arrecadado com as vendas do single foi revertido à Cruz Vermelha Norte-Americana. Ainda em 1991, Whitney usou sua identificação com o público em prol das vítimas da Guerra do Golfo, quando fez um show beneficente exibido pela HBO sob o título Welcome Home Heroes with Whitney Houston.
.
Em 1992, estrelou ao lado de Kevin Costner o filme O Guarda-Costas. Estrondoso sucesso de bilheteria, gerando mais de 500 milhões de dólares no mundo todo. Ela colocou a voz em seis novas canções para a trilha-sonora do filme. I Will Always Love You ultrapassou todas as expectativas, tornou-se um mega "hit" para a cantora, a décima música a alcançar o primeiro lugar nos Estados Unidos, permaneceu 14 semanas no topo dos sucessos, foi  o single com mais cópias vendidas nos Estados Unidos, dez milhões.
.
Também em 1992, casou-se com o cantor Bobby Brown e chocou a todos. Ela tinha uma imagem serena enquanto ele era considerado um bad-boy, e era pai de filhos em relação anterior. A união estranhada tinha razão de ser, pois o matrimônio provocou diversos escândalos. Separou-se em 2007. Brown, enquanto marido foi preso diversas vezes, após a separação foi preso por deixar de pagar a pensão para seus filhos.
.
Em 1993 seu pai faleceu. Nasceu Bobbi Kristina, a filha dela com Bobby Brown. Acusou o marido de praticar violência doméstica. Viajaram à Israel, e ela revelou que nunca se sentiu tão bem quanto havia se sentido naquele país.
.
Em 1994 ela esteve no Brasil em turnê por São Paulo e Rio de Janeiro. E, nos Estados Unidos, ao lado de Pelé apareceu no gramado do jogo Brasil e Itália, quando cantou no desfecho da Copa do Mundo de Futebol. 
.
1995 foi ano de outro filme e novo single bem-sucedidos. Whitney Houston foi homenageada por seu trabalho filantrópico pelo VH1 Honors, em reconhecimento ao seu trabalho humanitário.
..
No ano de 1996 Whitney filmou com Denzel Washington, ator cristão, o remaker The Preacher's Wife (no Brasil, Um Anjo em Minha Vida). Quando lançou o único álbum gospel da carreira, trilha-sonora do filme, e o mesmo se transformou no álbum gospel mais vendido da história, também indicado ao Oscar de melhor trilha-sonora original. Ela cantou catorze das quinze quinze faixas do álbum, incluindo os "hits" I Believe in You and Me e Step by Step.
.
1997: Whitney rodou um especial para o canal de televisão ABC, como atriz e produtora, uma versão do clássico Cinderela, interpretando a Fada Madrinha. A atração foi recorde de audiência, mais de sessenta milhões de telespectadores. A produção entrou para a história como um dos programas mais vistos na televisão norte-americana. Recebeu o The First Annual Triumphant SPIRIT Awards daEssence Magazine, em reconhecimento ao seu trabalho humanitário.
.
No ano de 1998 gravou um dueto com Mariah Carey, When You Believe, para a trilha-sonora do filme animado O Príncipe do Egito. O single ganhou o Oscar de Melhor Canção Original. Ainda em 1998, lançou novo álbum, My Love Is Your Love, que não era trilha-sonora de filme, como os lançados nos oito anos anteriores. O álbum vendeu doze milhões de cópias no mundo todo, sendo cinco milhões somente nos Estados Unidos e Whitney ganhou seu sexto Grammy. Saiu em turnê e ganhou elogios de público e crítica. E recebeu o Trumpet Awards, em reconhecimento ao seu trabalho humanitário.
.
Em 1999 Whitney lançou o álbum duplo The Greatest Hits, uma compilação dos maiores "hits", ao lado de inéditas e remixes, o lançamento vinha acompanhado de DVD com entrevistas, imagens de bastidores e de videoclipes. Neste mesmo ano também participou do projeto Divas.
.
Em 2000 a cantora esteve afastada do público.
.
Em 2001, voltou aos holofotes em Nova York, para homenagear Michael Jackson, que celebrava  trinta anos de sua carreira solo.  Após esse concerto, houve boatos que Whitney Houston havia morrido. Devido aos ataques terroristas do 11 de Setembro o single The Star Spangled Banner foi relançado e se tornou top de vendas nas paradas americanas, arrecadando mais de 1 milhão de dólares. O dinheiro arrecadado foi doado para fundos de apoio aos bombeiros e à polícia de Nova York.
.
Em Dezembro de 2002, Whitney lançou Just Whitney. A cantora revelou ao seu público que era consumidora de cocaína, maconha, alcool e outras drogas. Entrou no foco de tablóides devido os problemas. Respondeu duramente todas as críticas de ordem pessoal. A repercussão deixou a desejar. E fracassou. 
.
Em 2003, a MTV americana juntamente com a Revista Blender nomeou Whitney como a terceira maior cantora entre as 22 Maiores Vozes da música por votação online e por leitores da revista. Em Novembro, lançou um álbum de Natal, One Wish: The Holiday. A faixa inédita ficou por conta de One Wish, música que deu nome ao álbum, considerado o melhor do estilo gospel contemporâneo.
.
Em 2004, a cantora passou por cinco dias de internação em clínica de reabilitação do vício em drogas. Em Fevereiro, doou um milhão de rublos para o Russian Aid Fund (Fundo de Apoio Russo) para ajudar as vítimas de um ataque terrorista no metrô de Moscou. Os fundos foram criados por suas performances em Moscou naquele ano. Em 14 de Setembro, fez uma interpretação ao vivo de I Believe In You And Me e I Will Always Love You  no World Music Awards, como tributo a seu produtor e antigo amigo Clive Davis.
.
2005 também foi marcado por internamentos devido aos mesmos motivos. E por embarcar na turnê internacional Soul Divas, acompanhada de Dione Warwick e Natalie Cole. Foi também o ano em que Whitney participou do Being Bobby Brown. Neste programa de televisão, um reality show, o público da cantora vislumbrou os altos e baixos dela, a sua privacidade foi muito devassada. Seu comportamento bruto e aparência nervosa no programa foram considerados fatores de seu declínio na carreira.
.
Em 2006, envolvida em escândalos por ser usuária de drogas, Whitney divorciou-se do cantor Bobby Brown alegando sofrer violências domésticas praticadas por ele. Contudo, afirmou estar bem, referindo-se às dependências do álcool e química. Apareceu em eventos públicos usando a grife Armani ao lado da prima Dionne Warwick, foi ovacionada pelo público. Apareceu na capa da revista brasileira Raça Brasil, que a homenageou por lutar contra seu vício.
.
No ano de 2007, Whitney foi eleita a A Rainha da Balada, pelo site Black American Web, que destacou sua trajetória como cantora, detalhando seus feitos. Anunciou-se retorno da cantora em 2009 com CD de músicas inéditas.
.
Em 8 de maio 2008, participou em Londres do evento beneficente Caudwell Children’s Legend Ball, para levantar fundos para crianças. O fundador da instituição, John Caudwell, em entrevista à revista Marie Claire disse: “Estamos entusiasmados em ter uma artista do calibre da Whitney”. Vivendo em Laguna Beach, próxima de Warren Boyd, seu consultor que a ajudou no problema com as drogas. A cantora dedicou-se à filha Bobbi Kristina e também à sua nova produção fonográfica. Ela renovou contrato com a gravadora Arista Records por 100 milhões de dólares, o acordo seria para diversos álbuns.
.
31 de Agosto de 2009. A espera terminou. Foi lançado o aguardado álbum de retorno de Whitney Houston, intitulado I Look To You.  A estreia aconteceu com 305 mil cópias vendidas na primeira semana, posto dos mais vendidos nos Estados Unidos, e o primeiro lugar em mais doze países.
.
Em 14 de Setembro de 2009, Whitney Houston pôs fim ao silêncio após sete anos calada, apareceu no programa The Oprah Winfrey Show. A cantora respondeu sobre a relação conturbada com o ex-marido, fé, família, problemas com as drogas. Depois, fez excursão promocional pelas televisões euroréias para promover o disco. Precisou interromper turnê na Europa devido probleamas de saúde. No mesmo ano, foi homenageada no American Music Awards em Los Angeles, recebeu troféu das mãos do ator Samuel L. Jackson e agradeceu ao público por recebê-la de volta ao showbiz. Foi aplaudida de pé.
.
No início de 2010, Whitney relançou uma edição especial de seu primeiro álbum, intitulado Whitney Houston – The 25th Anniversary Deluxe Edition, celebrando seus 25 anos de carreira;  foi homenageada no BET Honors Award, o evento foi realizado no teatro Warner, em Washington, DC e exibido em 29 de Janeiro de 2010. Jennifer Hudson cantou o clássico I Will Always Love You e Kim Burrell cantou I Believe in You.
.
Em 23 de Fevereiro de 2010, Whitney recebeu o NAACP Image Awards por melhor vídeoclipe para I Look To You e também recebeu uma indicação ao Echo Awards, a versão alemã do Grammy, por Melhor Artista Internacional.
..
Whitney Houston compareceu ao evento BET's Celebration of Gospel 2011, em Los Angeles, e surpreendeu o público. Cantou ao lado de Kim Burrel a canção I Look To You, dando muitos "aleluias" e "thank you Lord", comovendo todos os presentes e telespectadores. Assista ao vídeo deste momento.

 

Viajou em turnê pela Ásia, Austrália e Europa, arrecadou uma estimativa de mais de 36 milhões de dólares com os shows.
.
11 de Fevereiro de 2012, sábado: De acordo com o site "TMZ", um representante da artista informou que Whitney morreu durante a tarde em sua casa. A informação foi dada à agência Associated Press, e logo começou a circular. Porém, outra corrente corrigiu a informação noticiando que ela foi encontrada falecida numa suíte do Berverly Hilton, hotel em Los Angeles, EUA. Hospedou-se na cidade para participar do Grammy Award, no domingo, quando homenagiaria o empresário e produtor musical Clavy Davis na premiação do Grammy.
.
A cantora faleceu quando estava no apartamento com uma assistente e dois grarda-costas. Por demorar a sair do banheiro, foi chamada com batidas na porta e não atendeu. A porta foi arrombada. Ela foi encontrada dentro da banheira, com a cabeça submersa na água e os pés levantados encostados na borda. Cogita-se que tenha se afogado após dormir, mas há a hipótese de haver morrido antes de submergir.
.
Os paramédicos foram chamados e compareceram rapidamente, pois estavam no prédio para o evento do Grammy. Tentaram reanimá-la durante 20 minutos, conseguiram ressuscitá-la por alguns instantes, mas a vida voltou por pouco tempo. Ela foi declarada oficialmente em óbito às 15h55 do horário local.
..
Sua mãe declarou que conversou com a filha por telefone, durante meia hora, pouco antes de ela morrer, ligação feita pela Whitney, e não notou nenhum problema. Elas fizeram planejamento para ida ao Grammy e sentarem-se próximas de Diane Warwick, para quem também telefonou em seguida. Não havia vestígios que a cantora consumiu álcool. Drogas ilegais não foram encontradas no quarto, apenas recipientes de medicamentos com prescrições médicas - o ansiolítico Xanax -  para o qual tinha receita. O remédio é clinicado contra a depressão e ansiedade, provoca sedação e sonolência se misturado ao álcool..
.
Em 9 de Fevereiro, quinta-feira, Whitney subiu ao palco de Kelly Price, em Hollywood. Com voz rouca, cantaram juntas em número não combinado a cançãoJesus Loves Me
.
Na noite de 12 de Fevereiro, Domingo, na festa onde Whitney se apresentaria homenageando Clavy Davis, recebeu homenagem póstuma. A organização do evento escalou a cantora Jennifer Hudson, revelada no programa American Idol, para em tributo a ela, que cantou o tema do filme O Guarda-Costas, I Will Always Love You.
.
Whitney vendeu 170 milhões de álbuns em sua carreira, chegou 30 vezes no topo da parada da Billboard Music Award, 22 American Music Award, ganhou seis prêmios Grammys, dois Emmy Award, e somou um total de 415 prêmios ao longo da carreira.  Planejava lançar um novo álbum neste ano.
.
Que ela possa ter alcançado o maior e melhor prêmio de todos, a vida eterna com Deus.
.
Ela deixou a filha única Bobbi Kristina com dezenove 19 anos.
.
Deus console sua família.
..
E.A.G.


União de Blogueiros Evangélicos: Whitney Houston: vida e morte: Atualização 13/02/2012 12h54 Whitney Ela nasceu Whitney Elizabeth Houston em um bairro com padrão de classe média na cidade de Ne...

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O ARREBATAMENTO DA IGREJA


Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho, Amém. Ora vem, Senhor Jesus  - Ap 22.20


Segundo a Bíblia Sagrada Jesus voltara! O novo testamento, por exemplo, apresenta cerca de 300 referências a respeito da segunda vinda de Cristo. Entretanto, muitos incautos, sem afinidade com o Espírito Santo, não sabem distinguir os eventos bíblicos que ocorrerão no final da presente era. O que resulta dúvidas e interpretações absurdas a respeito dos textos bíblicos e muita confusão acerca da volta de Jesus, pois muitas vezes, fundem-se acontecimentos que dizem respeito a Israel com a Igreja e como também os gentios. Vejamos o que a Bíblia fala sobre arrebatamento da igreja, que é o evento e o sinal desencadeador da segunda vinda de Cristo. 

A palavra “arrebatamento” de origem grega, vem em seu sentido etimológico significar “rapto”, “tirada brusca” ou “transladação”. Corresponde a tirada brusca, num abrir e fechar de olhos, da igreja da terra para o lugar que Jesus nos foi preparar (cf. Jo 14. 1-3). Por isso não sabemos nem o dia nem a hora que há de vim o nosso amado e salvador Jesus Cristo (Mt 24.36).

Esse acontecimento ocorrerá no céu com o sinal do toque da trombeta de Deus, que precederá a reunião geral da igreja. A voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, esta é a ressurreição dos crentes que morreram em Cristo (I Ts 4.16), e os que estiverem vivos serão arrebatados pelo poder do Senhor Jesus, essa é a transformação dos crentes fiéis que estiverem vivos (1 Ts 4.17).

O arrebatamento da igreja, portanto, será invisível e repentino conforme (1 Co 15. 51-52). Jesus virá nos ares para se encontrar com a igreja (1 Ts 4.17), que será exclusividade da verdadeira igreja de Deus. Por isso, somente os fiéis desfrutarão tal acontecimento (Sl 101.6; Ap 2.10).

A igreja receberá um corpo glorioso semelhante ao corpo de Cristo ressurreto (1 Co. 15.52,53). Esse corpo glorificado será diferente, onde não mais estará sujeito a matéria ou substâncias terrenas. Será um corpo incorruptível e imortal, que jamais sofrerá dano algum, isso por ser corpo espiritual e prefeito. Portanto, o arrebatamento da igreja, conforme registra as Sagradas Escrituras, abrange os seguintes acontecimentos, vejamos:

·         Ressurreição dos santos (1 Ts 4.15-16; Ap 11.18);
·         Transformação dos santos vivos na ocasião do arrebatamento (1 Co 15.52,53);
·         Arrebatamento dos santos (1 Ts 4.17; Ap 12.5);
·         Julgamento dos santos (Rm 14.10; 2 Co 5.10);
·         Outorga de galardão aos santos (Ap 2.26-28; 5.10; 20.6; 1 Pe 5.4)
·         União de Cristo com os santos nas bodas do Cordeiro (Mt 25.10; Ap 19.7-9; 2 Co 11.2; Dn 12.3).

domingo, 29 de janeiro de 2012

Para uma leitura da trajetória política e teológica da igreja brasileira.

O Brasil é um país de peculiaridade singular em sua fauna, flora, extensão geográfica, clima, recursos naturais e, bem como, em sua diversidade cultural e religiosa. Esse quadro não só revela a grandiosidade das riquezas desta terra como possibilita ampla pesquisa sobre os objetos de estudo que a nação brasileira oferece. Em se tratando da heterogeneidade religiosa brasileira, a igreja evangélica tem uma trajetória política e teológica diferente se comparada a outras raízes religiosas. Por ser procedente de país protestante, busca objetividade e orientação baseada em sua origem histórica combinado a uma revolução não só espiritual, mas social, política e econômica com papel voltado aos interesses de seus membros e da sociedade em geral.

O processo histórico de ser evangélico e ser político no Brasil apresenta três características: a do engajamento em movimentos sociais, da alienação e da participação no poder público. Uma trajetória em que o papel da comunidade evangélica em relação à participação política reflete, concomitantemente, o momento histórico.

Os evangélicos quando chegaram ao Brasil, oriundos de países protestantes e ascendência industrial, discursavam e defendiam o progresso e a democracia para a sociedade. Engajados em movimentos populares eram partidários da abolição dos escravos e atuavam em favor da república. Também ajudaram a organizar as ligas camponesas e sindicatos rurais e eram militantes de uma revolução brasileira.

O tempo passou e os evangélicos receberam certa influência do fundamentalismo religioso desencadeando certa alienação resultante também de um distorcido discurso escatológico que crer, especificamente, que os últimos e piores acontecimentos, sejam eles, político, social, econômico ou de natureza catastrófica, indicam, exclusivamente, o fim do mundo. Sendo assim, qualquer projeto, engajamento social ou ideário político dos evangélicos para solucionar tais necessidades torna-se irrelevante diante das conseqüências irrevogáveis que o fim dos tempos apresenta. Outro discurso preconceituoso e alvo de grandes questionamentos é o pensamento de que ser evangélico e ser político é abominação diante de um Deus santo, justo e puro, pois para o cristão é incoerente o envolvimento com o poder político corrupto, imoral e ateísta.

As reflexões atuais sobre a trajetória política da igreja apresentam interpretações de um novo período histórico. A participação política além de ser o grande discurso de alguns líderes religiosos é também a atividade pleiteada por muitos cristãos. Muitas igrejas evangélicas que tinham barreiras políticas começam a participar ativamente do poder público desencadeando um número maior de candidatos e, bem como, um número maior de eleitores cristãos.

Afirma-se que isto é apenas uma fase da caminhada, já que a igreja se afastou um pouco e só agora retorna com consciência étnica e conhecimento acadêmico, tanto por parte dos candidatos como dos lideres, reiterando que, é preciso um grupo maior de políticos evangélicos com competência e melhor nível sócio-político, cultural e religioso.

Cristãos envolvidos politicamente apresentam soluções satisfatórias às questões sociais. Fala-se em dar respostas ao declínio moral, à crise social, econômica e política e, sobretudo, a falta de ética com a coisa pública. Pleiteiam diversos cargos políticos como numa caminhada religiosa, rumo a mais elevada responsabilidade política desta nação que é a presidência da república.

O discurso, no entanto, é simplista e triunfalista, pois pensar que a eleição de cristãos para cargos públicos seja a solução para todas as doenças sociais, não é só presunçoso e teologicamente questionável, como também, é mentiroso. Apesar de existirem muitos políticos evangélicos competentes, é visível candidatos de si mesmo ou de grupos religiosos isolados que, consequentemente, não atingem as reais necessidades do povo brasileiro provocando arranhões ao caráter cristão do povo de Deus.

Entendo que pensar na ocupação do cargo público por cristãos pode até representar um universo moldado na moral religiosa e na ética civil, mas nunca como um poder igualitário justo e sábio, principalmente, porque a história mostra que governos ditos religiosos não exemplificam um merecido bem-estar-social. Outra questão é que o nível espiritual de um indivíduo não pode ser o indicador imprescindível ao exercício do cargo público, tendo em vista que o ato de governar demanda competência, habilidades e caráter honrado para dirigir democraticamente uma nação.

A igreja, portanto, precisa preocupar-se conscientemente com a política no Brasil agindo vigilantemente numa caminhada de esclarecimento, ensinamento e engajamento. Na medida em que participa do poder público é preciso atuar de forma reflexiva, questionável e denunciadora aos vícios impuros da política brasileira. No entanto, para ter sucesso se faz necessário exercer uma política igualitária e de inclusão social voltada para a justiça sócio-política em defesa da integridade do homem e da natureza. Não esquecendo que a missão principal da igreja é proclamar o evangelho do Reino, implicando o batismo e a inserção do novo convertido na igreja através da doutrina bíblica. Uma igreja com proposta terapêutica na reconstrução da pessoa levando-a ao exercício do espírito amoroso e o desejo de servir.

Quanto à postura teológica voltada para o exercício da fé, da conversão do individuo, da ortodoxia e da valorização do Espírito Santo é fundamental exercer não mais um discurso de protesto a tudo e a todos, mas de proclamação do evangelho de Cristo. A teologia como estudo de Deus fundamentada na Palavra, não pode ser substituída por ideologias ou sistemas de asserções, teorias ou alvos que constituem num programa sócio-religioso de política injusta, e sim de evitar a sacramentalização de ideologias partidárias. Utilizar-se do poder político para fazer valer seus direitos da propagação do evangelho ou condenar a ação de uma cultura nacional por não pertencer ao universo do cristianismo é um ato arbitrário e, absolutamente, condenável ao interesse político, econômico, social e, principalmente, religioso.

A resposta mais sensata aos tempos de irrelevância, blasfêmia e inerrância bíblica do mundo globalizado e, assim como, coibir as barreiras da expansão do evangelho é proclamar a verdade sobre Jesus Cristo. A religião, portanto, não pode ser vista como meio de expressão de interesses governamentais, mas como uma organização voltada em torno dos elementos sagrados da vida humana que cria condições para uma tentativa coletiva de construir uma ponte entre o homem e Deus. Deste modo, é imprescindível proclamar a Palavra de Deus sob a autoridade que Cristo assegurou à igreja dos apóstolos e dos profetas.

O povo de Deus está nesta terra para levar boas novas de salvação a todos os povos através do anúncio de que só existe um caminho entre Deus e os homens que é o Senhor Jesus. Cada cristão deve ter sua fé ativa ao exercício da evangelização dos povos, não só através do discurso bíblico, mas também, pelo testemunho de vida correta e santa (Cf. Mc 16.15 & I Tm 2.5).

Quando o cristão, por sua vez, resolve ser um homem público, tornando-se representante eleito de um município, estado ou nação, recebe um conjunto de responsabilidades que diferem, substancialmente, do papel evangelizador de um seguidor de Cristo. Sua missão agora é governar em favor de um povo constituído de uma diversidade cultural, econômica, social, política e religiosa, apresentando condições de defender a ordem pública e o bem estar desta gente. Atuará em favor da justiça social daqueles que lhe escolheu como seu representante e, sobretudo, assegurar a liberdade de religião para todos os cidadãos na diversidade das crenças presente no Brasil. Essa atitude não pode significar o descomprometimento de sua fé ou sua fidelidade com Deus. Pode falar livremente de sua fé e, maiormente, através do testemunho dos valores cristãos em sua vida cotidiana. Em hipótese alguma, utilizará do poder público para favorecer a posição do cristianismo, igreja ou denominação onde serve religiosamente a Deus.

Quando um cidadão evangélico estiver governando um povo é preciso estar apto a dirigir com seriedade e coerência influenciando outros políticos a praticarem a equidade e a justiça. Outra atitude é mostrar não só aos que o elegeram, mas a toda gente que, apesar do poder corromper é possível governar sem ser corrupto. Isto é, quando o poder é usado para a manutenção da ordem é mérito, mas quando usado para ações injustas é corrupção.

Observação também se faz sobre a prática evangelizadora de certos crentes. Ainda que bem intencionados, ao trabalharem em instituições governamentais, escolas, instituições privadas ou cargos políticos, preferem trazer a influência de Cristo em detrimento da cultura. Tal atitude desnorteia o verdadeiro sentido da cristianização do mundo.

A evangelização brasileira é libertadora, mas, no entanto, algumas igrejas fizeram aliança com o sistema neoliberal tornando-se burguesa e importando uma atitude reacionária da teologia norte-americana apresentando-se até como opressora. Outro fator que provocou essa mudança de comportamento nas igrejas evangélicas, é que com o tempo, a igreja protestante passou a absorver os valores mais integrados na igreja católica tornando-se tradicionalista, intolerante e direitista.

É preciso entender que a evangelização dos povos, segundo a Bíblia, não pode ser confundida com aculturação, pois a ação evangelizadora é transcultural entendendo que a cultura de um povo não pode ser confundida com doutrina bíblica. A Bíblia é a palavra de Deus e, portanto, precisa ser ensinada conforme Deus ordenou: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado (Cf. Mt 28. 19-20).

O registro dos Evangelhos sobre o ministério de Jesus Cristo no I século da era cristã, observa-se que o Messias era consciente da miséria social que passavam o povo daquela época, resultante não só da crise religiosa, mas também, política e econômica. Seu projeto, no entanto, era espiritual no intuito primordial de produzir uma revolução no interior do homem. Isto é, embora tivesse consciência do estado social e do autoritarismo político que os judeus e demais povos viviam em seu tempo, detectou uma miséria mais profunda que precisava, urgentemente, de salvação. Agiu, então, no íntimo do ser humano possibilitando soluções para as outras mazelas e injustiças humanas.

Este projeto de regeneração no interior do homem deu oportunidade para a restauração no exterior da humanidade numa mudança de dentro para fora. Portanto, cabe a igreja atuar na salvação dos povos, mas também contribuir para a revolução social, política e econômicas da sociedade. Uma transformação que envolva a vida espiritual do homem e, especialmente, a vida social. Um projeto que atenda não apenas alguns membros da igreja ou da sociedade, mas a todos indiscriminadamente voltado, substancial, para o reino de Deus, a paz e a justiça social.



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ana, modelo de mulher que ora





“Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló: e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E votou um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se, benignamente, atenderes para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei, por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. Então respondeu Eli, e disse: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste. E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim a mulher se foi em seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste” (1Sm 1.9-11,17,18).




O texto bíblico remete um exemplo de uma mulher que em tempo de aflição orou ao Senhor e obteve de Deus um grande milagre em sua vida. A história é de uma família israelita que servia ao Deus de Israel e de ano em ano subia a Siló para adorar e sacrificar ao Senhor dos Exércitos. Ana, em uma de suas peregrinações, pediu a Deus para que lhe desse um filho e sua oração foi respondida. Nasceu Samuel, um milagre de Deus, que ao ser desmamado, foi levado a Siló e consagrado ao Senhor como nazireu (1Sm 1.23; 2.1).
O contexto sócio-político da época era sistema tribal, quando Israel ainda não era uma nação organizada. O povo vivia a época dos juízes que ao receberem orientação divina julgavam, orientavam e lutavam pelo povo de Israel. Era um tempo de grande e crescente degeneração (Jz 21.19-21; 1Sm 2.12-17, 22). Os filisteus, que nos últimos anos tinham aumentado em poder e número, eram praticamente donos do país, mantendo o povo em sujeição (1Sm 10.5; 1Sm 13.3). Com o nascimento de Samuel, o Senhor passou a revelar-se de diferentes maneiras. Samuel tornou-se o último dos juízes em Israel, sua fama e influência atingiram todo o Israel, pois ele fora divinamente chamado para ser profeta e sacerdote. Começou, então, um novo período na história do reino de Deus.

1. QUEM ERA ELCANA: Descendente da tribo de Levi (1Cr 6.33-38), seu nome significa “criado por Deus”. Morava em Ramataim de Zofim, chamada de Ramá, montanha de Efraim, região localizada a 10km ao norte de Jerusalém. Um levita da casa de Hemã, que embora pareça não ter exercido qualquer das habituais tarefas dos levitas, era um homem notável, obediente a lei, próspero e um esposo exemplar. Era "um efratita" (1Sm 1.1,4,8). Foi o pai de Samuel, o profeta (1Cr 6.27,34). Tinha uma união conjugal de poligamia, pois era casado com duas mulheres, Ana e Penina. A poligamia ou bigamia é a união conjugal de uma pessoa com várias outras, um costume comum em algumas famílias de Israel que não tinha amparo na lei de Moisés e nem aprovação no Deus de Israel. Tal prática, presente em outras culturas da época, acontecia quanto o chefe de família tinha condições, sobretudo, financeira de ter mais de uma mulher.
2. QUEM ERA ANA: Ana significa “graça”. Era a primeira mulher de Elcana, uma mulher sofrida, pois o Senhor lhe tinha cerrado a madre (1Sm 1.5). E, mesmo sendo estéril impossibilitada de dar filhos a Elcana, este a amava intensamente (1Sm 1.8). Ana sofria grande perseguição de Penina, que sua amargura lhe tirava a vontade de comer e lhe fazia chorar amargamente. Apesar de toda a sua aflição estava de continuo na casa do Senhor (1Sm 3,5,7). Era uma mulher piedosa (1Sm 1.15,16,20). Foi ela quem deu o nome ao seu filho. Era atribulada de espírito, viva triste, mas não era invejosa e nunca intentou o mal contra sua rival (1Sm 1.15,18).
3. QUEM ERA PENINA: Era a segunda mulher de Elcana. Era uma mulher rixosa, injusta e contendera, pois humilhava Ana por ser uma mulher estéril (1Sm 1.6,7). Elcana casou-se com Penina para que lhe desse herdeiro e dispensava um amor diferente do de Ana. Ou seja, Penina deu filhos a Elcana, mas não recebia o mesmo amor que Elcana dispensava a Ana.

4. TRÊS ATITUDES DE ANA PARA MUDAR DE VIDA:
4.1 ANA LEVANTOU-SE DO SEU ESTADO DE AMARGURA (1Sm 1.9): Certa ocasião em Siló estava Ana chorando por causa das injurias sofrida por sua rival Penina. Ao perceber Elcana que Ana lamentava-se perguntou: Ana, por que choras? e por que não comes? e por que está mal o teu coração? não te sou eu melhor do que dez filhos? (1Sm 1.8). A Bíblia diz que Ana tomou atitudes que deram um novo sentido a sua vida amargurada. Ana, portanto, se levantou “Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló” (1Sm 1.9). Parou de chorar amargamente e de passar fome e viver sem perspectiva (baixa-estima/1Sm 1.7);
4.2 OROU AO SENHOR (1Sm 1.10,12): Ana podia contar sua aflição ao seu esposo. Poderia queixar-se ao sacerdote Eli, mas não fez. Preferiu orar ao Senhor apresentando o seu sofrimento;
4.3 FEZ UM VOTO (1Sm 1.11): Diz a Bíblia que Ana votou um voto: “Senhor dos Exércitos! Se, benignamente, atenderes para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei, por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”. Quando a aflição chegar a tua porta clame por Deus. Faça um acordo com Ele. Disponha-se para Deus e Ele te ouvirá;

                                        5. MODELO DA ORAÇÃO DE ANA:


     5.1 OROU CONTANTO AO SENHOR AS SUAS QUEIXAS (1Sm 1. 10,11): Ana não murmurou. Não contendeu. Não contou a terceiros, apenas falou com Deus. Jó é um grande exemplo quando o homem apresenta a Deus suas queixas (Jó 7.11; 10.1);

5.2 CONFIOU QUE A VINGANÇA PERTENCE A DEUS (1Sm 2.1,5,8): Entregar aqueles que nos persegue nas mãos de Deus é a melhor atitude diante da adversidade. Ana confiou em Deus sabendo que o Senhor lhe daria vitória sobre Penina;
5.3 FEZ UM PEDIDO DENTRO DA VONTADE DE DEUS (1Sm 1. 11): Foi o Senhor que a fez estéril (1Sm 1.5). Logo, seria um trabalhar de Deus para a manifestação da glória do Deus de Israel. Ana, então, pediu segundo a benignidade de Deus. Ela só poderia ter um filho se Deus quisesse;
5.4 EM SUA ORAÇÃO NÃO HAVIA INVEJA, CIÚME OU DESEJO ORGULHOSO (1Sm 1. 10,11,15,16): O desejo de Ana estava no seu Deus. O desejo do coração de Ana era sua necessidade, mas estava diante de Deus sem prepotente ou desprezo com relação ao outro. Uma atitude diferente de Raquel, a mulher de Jacó (Gn 30.1,2);
5.5 FEZ UM PEDIDO NÃO PARA A SUA GLÓRIA, MAS PARA A GLÓRIA DE DEUS (1Sm 1.11): O filho que Ana pediu ao Senhor não era para ela, mas para a obra de Deus iria manifestada em Israel. Um filho não para a alegria de do pai Elcana, mas do Pai Celeste.
5.6 OROU COM HUMILDADE (1Sm 1.11): Quando há humilhação Deus se manifesta soberanamente. Quando Ana fala com Deus ela se apresenta como serva. No versículo 11 a expressão serva, se referindo a Ana, aparece três vezes. Poderia se apresentar com algum título que lhe era oportuno, mas não fez;
5.7 PERSEVEROU EM ORAÇÃO (1Sm 1.12): Muitos não sabem esperar em Deus. Quando o milagre não acontece logo, infelizmente, muitos param de confiar em Deus, buscam suas próprias opiniões ou soluções e deixam de esperar no Senhor. O melhor milagre na vida do crente é aquele que vem de Deus. Não faça atalhos para aquilo que Deus quer fazer em tua vida. Não faça como Sara que confiou numa serva egípcia lhe dar um filho. Faça como Ana espere no Senhor;
5.8 OROU COM O CORAÇÃO (1Sm 1.13): A oração de Ana foi com sentimento profundo a ponto de ser interpretada como uma mulher embriagada. A oração de Paulo aos irmãos efésios é um exemplo de oração com o coração (Ef 3.14-21);
5.9 UMA ORAÇÃO DE CONFIANÇA E DESCANSO NO SENHOR (1Sm 1.17-19): Quando Ana recebe a palavra do sacerdote Eli ela confia no Senhor e toma uma atitude: “Assim a mulher se foi seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste” (v.18). Ana muda seu estado de deserto. Ela levanta-se, alimenta-se e seu semblante já não é mais de tristeza, mas de uma mulher vitoriosa.
5.10 OBTEVE RESPOSTA NO TEMPO DE DEUS (1Sm 1.26-28):  Ana sai do templo confiante em sua oração atendida. Voltou para a sua casa e ai engravidou-se de seu esposo Elcana e só depois do período normal de gestação comum as mulheres foi que lhe nasceu Samuel (1Sm 1.19,20). Espere no tempo de Deus em sua vida. O que Ele faz é perfeito, portanto, deixe que ele faça o milagre no seu tempo.
                 6. ÚLTIMOS ATOS DE ANA
 
     6.1  CUIDOU DO MENINO ATÉ AO DIA QUE FOR DESMAMADO (1Sm 1.22-23): “Porém Ana não subiu; mas disse ao seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre. E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer em teus olhos; fica até que o desmames; tão somente confirme o Senhor a sua palavra: assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou”.
     6.2  OFERECEU SACRIFÍCIO AO SENHOR (1Sm 1.24-25): “E, havendo-o desmamado, o levou consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e o trouxe à casa do Senhor, a Silo, e era o menino ainda muito criança. E degolaram um bezerro: e assim trouxeram o menino a Eli.”
      6.3  CUMPRIU COM SUA PALAVRA (1Sm 1.26-28): Pagou o voto. Era do Senhor, por isso o entregou. O deu incondicionalmente como dedicação ao Senhor;
      6.4 ADOROU AO SENHOR (1Sm 2.1-10): Um dos últimos atos de Ana diante deste grande milagre foi adorar a Deus. Aqui neste texto está um belo hino de louvor e ação de Graças pelo feito do Senhor Deus em favor dos seus filhos.
      6.5  ANA AINDA TEVE OUTROS FILHOS (1Sm 2.20-21): “E Eli abençoou a Elcana e a sua mulher, e disse: O Senhor te dê semente desta mulher, pela petição que fez ao Senhor. E voltaram para o seu lugar. Visitou, pois, o Senhor a Ana, e concebeu, e teve três filhos e duas filhas: e o mancebo Samuel crescia diante do Senhor”. O total de filhos que Ana deu a Elcana foram seis filhos, sendo que Samuel significou o filho dedicado para uma obra especial de Deus em Israel.