segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Caráter do Professor da Escola Bíblica Dominical


“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” - 1 Timóteo 4.16



 
O que é caráter? Qual é o caráter do professor de escola dominical? Quanto a sua função de mestre como deve ser diante de Deus, dos homens e de si mesmo? Quantos professores hoje podem ser exemplificados como verdadeiros mestres de caráter? Essas e outras questões podem ser respondidas a luz da Palavra de Deus. Assim sendo, nosso objetivo é discutir numa análise bíblica e epistemológica o caráter do professor da Escola Bíblica Dominical (EBD).

I. O que é o caráter?

Segundo a etimológica grega da palavra, kharaktêr,eros significa “o que grava, sinal gravado, marca, traço particular do rosto, natureza particular de alguém e marca de estilo”. Um conjunto de traços psicológicos e/ou morais sendo estes positivos ou negativos, que caracteriza um indivíduo ou um grupo de pessoas. Segundo Heráclito de Éfeso (VI a.C) é o conjunto definido de traços comportamentais e afetivos de um indivíduo, persistentes o bastante para determinar o seu destino.

Quanto à formação, o caráter pode ser entendido em dois aspectos: herança biológica, que são as características inatas, que correspondem cerca de 30% do caráter e a herança adquirida determinada pelo ambiente em que se vive através da educação, treinamento e cultura, que corresponde os 70% restantes do caráter. O caráter, portanto, é aquilo que o indivíduo faz como resultado daquilo que ele é enquanto ser social.

II. Aspectos de um caráter cristão?

1. Diligência: A marca comportamental de quem é diligente diz respeito ao cuidado ativo, ao zelo e ao esforço em realizar algo. Segundo o conselho do apóstolo Paulo é aquele que preside com responsabilidade não devendo ser preguiçoso em sua atividade pedagógica (cf. Rm 12.7). Deste modo, diligência é uma qualidade essencial ao professor de escola dominical que quer ser bem sucedido enquanto ministra a palavra de Deus (Pv 7.15; 10.4; 12.27; 1Co 10.31);

2. Piedade: É o exercício do amor e o respeito ardente às coisas de Deus. É parecer-se com Deus vivendo, diariamente, os preceitos divinos. É viver ao lado de Deus atendendo a todas as suas admoestações de como agir corretamente. Quem ensina a palavra de Deus precisa viver em íntima comunhão com o Senhor, cultivando um autêntico e profundo amor por Jesus Cristo e pelos ouvintes da verdade. É necessário está diante do trono da graça de Deus e se dedicar ao estudo e ao exercício da Palavra. Muitas pessoas podem até se titularem como professores de Bíblia, mas sem piedade não haverá êxito em sua carreira pedagógica (1 Tm 4.7,8; 2 Pe 1.3,6);

3. Humildade: A palavra vem do latim humilitate significando alguém que é singelo, simples e submisso. Esta é a grande virtude que deve ser cultivada por um servo de Deus, viver segundo a dependência do Espírito Santo. O melhor lugar para o homem aprender a humilhar-se é nos pés do Senhor Jesus. Ele deixou um exemplo de humildade com a sua vida e ministério, o qual todo servo de Deus deve seguir. Quem é mestre deve preservar o esquecimento de si mesmo em favor do conhecimento e o favor de Deus (Mt 11.29; Jo 13. 1-5; 2 Co 8.9; Tg 4.10; 1 Pe 5.6; Pv 29.23; Êx 3.4-6);

4. Honestidade: A obra do Mestre Jesus necessita de professores que transmitam a voz de Deus às pessoas, exigindo honestidade não apenas destes, mas daqueles. É preciso manter a ética na família, no trabalho, nos negócios e nas prestações de contas e serviços mantendo sempre a palavra. Outra observação é quanto ao crente que tem acesso ao dinheiro arrecadado pela escola dominical, cabe a este ser honesto no seu trabalho e ter o cuidado para não caí em tentação quanto ao tesouro da casa do Senhor. Honestidade é um caráter alinhado refletindo o que o professor ensina e vive (Gl 6.9; Êx 18.21);

5. Dignidade: É o modo de proceder gerando respeito, honra e grandeza moral. Quem ministra aulas exerce liderança e deve evitar manifestações juvenis que possam rebaixar o conceito de respeito dos seus liderados. Não deve haver atitudes pessoais indevidas com aqueles que o cercam nem tratamentos irreverentes ou imorais que venham prejudicar a posição que ocupa diante de seus alunos;

6. Equilíbrio: É preciso haver um equilíbrio entre a razão e a emoção de quem ensina. Quem domina suas emoções possui forças para contornar situações conflituosas entre indivíduos. A fim de ministrar uma aula com efeitos transformadores cabe ao professor não ir aos extremos, pois emoção e razão podem caminhar juntas. Outra observação é que unção do Espírito não é emoção e unção do Espírito caminha muito bem com a razão;

7. Fidelidade: Ser mestre da palavra de Deus é instruir seus ouvintes com atitude pedagógica e bíblica. Ser mestre fiel é ir além da transmissão do conhecimento, é ensinar, metodologicamente correto, com a mesma precisão e fidelidade que recebeu da ação do Espírito através do conhecimento bíblico. O texto paulino de 2 Timóteo 2.2 assevera: “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” Portanto, cabe ao professor da EBD transmitir o conhecimento de Deus de forma fiel sem acréscimo ou alterações testamentárias;

III. Como desenvolver o caráter do professor da escola dominical?

1. Saiba investir tempo com a Palavra: Uma atitude essencial ao professor chamado por Deus é a busca constante do conhecimento de Deus e de sua Palavra. Ter o hábito de ler a Palavra de Deus é um privilegio de poucos e quem alcança de Deus esta proveitosa disciplina terá relevantes resultados em sua trajetória cristã. Portanto, escolha um lugar e um horário para ler a Bíblia e meditar na Palavra tendo grande proveito com o livro mais importante que a humanidade já teve (Cl 4. 16, 17; Js 1.8); Administre seu tempo, seja organizado e tenha força de vontade para estudar a Palavra de Deus. Quem não ler a Bíblia diariamente perde orientações vitais para a vida cotidiana (Dt 17.19; Sl 119.107; Ef 5.15,16; Sl 1.2);

2. Saiba investir tempo com a oração: Oração é a grande arma que promove espiritualidade, restauração, crescimento, conquista e resultados relevantes na vida cristã. O Senhor Jesus Cristo é o maior exemplo de quem ora. Por onde andou, fez e realizou, sempre praticou oração e ainda nos deixou o mandamento da oração (Mt 6.5-8; 14.23; 26.36; Lc 3.21; 1 Tm 2.1; Sl 139.23,24). Se o professor deseja ter um caráter cristão genuinamente espiritual deve orar a Deus diariamente;

3. Saiba ouvir e falar atentamente: As palavras de quem ensina são sementes no jardim de quem ouve, por isso é preciso dominá-las. É preciso policiar o que se fala desistindo dos pensamentos e palavras negativas, se preciso, mudar o vocabulário, dizendo palavra de vida, sabias e de incentivo em harmonia com as ações e, especialmente, com a palavra de Deus. O homem de Deus deve ser conhecido como uma pessoa que ouve e fala de maneira coerente, positiva, prudente, verdadeira e exemplar empregando os princípios elementares da vida cristã baseado na ética, na moral e nos primados bíblicos. (Mt 12.34; Fp 2.14,15; Jo 6.43);

4. Transmita o ensino fielmente com precisão bíblica: É urgente a investigação do conhecimento da Palavra de Deus para que se desenvolva uma crença madura, um ministério fecundo e preparado para toda boa obra. Quem recebeu de Deus o chamado e exerce um trabalho eclesiástico precisa conhecer profundamente a Palavra e reconhecer realmente quem é Deus. É necessário ter visão clara a respeito do sagrado livro e ter ouvidos abertos para o que Deus está dizendo. Quando se tem domínio das coisas de Deus há uma dinâmica poderosa contra as potestades do mal. Não seja mais um professor de escola dominical, mas seja um mestre aprovado por Deus, amadurecido, pronto e apto para exercer com excelência a atividade pedagógica de instruir e levar pessoas ao conhecimento de Deus (Os 6.3; 1 Co 3.9; Sl 126.6; Rm 10.15; 2 Tm 2.15; 2 Pe 3.18);

5. Aplique o conhecimento da Palavra a sua vida diária: O conteúdo bíblico é rico em sabedoria, graça, conhecimento, exortação, doutrina, bênção, conforto, segurança, paz, promessas, dons e ministérios, que precisam ser aplicados em quem ler. Um dos segredos para um ministério aprovado é o conhecimento das Sagradas Escrituras seguido de uma prática teológica. Quem não tem tempo para a leitura da Bíblia e não aplica cotidianamente sua mensagem, estar sentenciado ao fracasso ministerial e com característica suficiente para perder a comunhão e a intimidade com Deus. Bíblia não basta ler, é preciso viver (1 Tm 4.12-16; 2 Tm 2.15);

6. Não se envolva com negócios deste mundo: Uma das armas de muita eficácia que Satanás utiliza para coibir o êxito da igreja do Senhor Jesus Cristo é desviar os filhos de Deus de seus reais papéis envolvendo-os com coisas secundárias desvirtuando as verdadeiras necessidades e objetivos que a igreja precisa. O sucesso de um servo de Deus é proporcional ao zelo que tem pela obra do Pai. Quanto maior a responsabilidade com as coisas de Deus, maior será o galardão diante do tribunal de Cristo resultado daquilo que realmente se fez em prol do Reino de Deus aqui na terra (Pv 4.27; 2 Co 5.10; 1 Co 3.13; Mt 12.36-37);

IV. Considerações:

Uma das grandes exigências a aqueles que exercem o ministério do ensino é ter uma vida pessoal digna de aceitação. Além do conhecimento bíblico e doutrinário é imprescindível ao professor de escola dominical viver segundo aquilo que prega e ensina. O caráter, portanto, do professor de escola dominical é aquilo que ele faz como resultado daquilo que ele é não apenas enquanto mestre do ensino da Palavra de Deus, mas em todas as ações sócio-cristãs. Sendo assim, podemos gradativamente alcançar o padrão de servo fiel ao Senhor, a sua Palavra e aos homens. Eis alguns exercícios fundamentais ao do professor em sala de aula:

Haja de maneira cristã, honesta e confiável;

Nunca seja egoísta, vaidoso e desumano;

Expresse seus próprios valores, atitudes e opiniões com base bíblica;

Apresente-se sempre da melhor maneira possível;

Numa conversa veja-se sobre o ponto de vista da outra pessoa;

Reflita sempre antes de falar;

Saiba usar o conhecimento posicionando-se humildemente;

Não seja tímido ao falar a verdade, o evangelho e de si mesmo, mas cuidado com a empolgação;

Fale de suas realizações, mas não exagere e não emita auto-elogios;

Em todas as situações expresse sempre a disposição para ajudar;

Evite conflitos na conversa, coloque o seu ponto de vista e respeite o da outra parte;

Estabeleça relacionamentos saudáveis, encontrando a dosagem certa entre cristianismo e companheirismo;

Se você faz parte da confraria dos fofoqueiros ou murmurados, reveja seu papel e mude de lado;

Fuja do impulso natural de tirar vantagem de alguém em posição vulnerável. Leve sempre em consideração o amor ao próximo;

Respeite a hierarquia, seja leal e fale bem da sua igreja, seus líderes e seu departamento. Não esqueça: Ninguém aprecia ou respeita o bajulador;

Pratique sorrisos e faça oração diariamente.

Souza, Marcos Eliezer da Silva. O Caráter do professor de Escola Bíblica Dominical. Texto de Educação Cristã. Belém, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário