terça-feira, 22 de março de 2011

Quando o gigante desafia os filhos de Deus



Na caminhada cristã, muitas vezes, surge gigante para desafiar os filhos de Deus. Um momento tenso, preocupante e cheio de desafios, pois o inimigo busca destruir os designos de Deus na vida de seus filhos.

O episódio do gigante Golias contra o povo de Israel é um grande exemplo. A história conta que os filisteus se reuniram para lutar em Socó, uma cidade de Judá. Acamparam num lugar chamado "Fronteira Sangrenta", entre Socó e Azeca. Saul e os israelitas se juntaram, acamparam no vale do Carvalho e se prepararam para lutar contra os filisteus. Os filisteus pararam no monte que ficava de um lado do vale, e os israelitas ficaram no monte do outro lado.

Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os israelitas. Ele tinha quase três metros de altura e usava um capacete de bronze e uma armadura também de bronze, que pesava uns sessenta quilos. As pernas estavam protegidas por caneleiras de bronze, e ele carregava nos ombros um dardo, também de bronze. A lança dele era enorme, muito grossa e pesada; a ponta era de ferro e pesava mais ou menos sete quilos. Na frente dele ia um soldado carregando o seu escudo.

Golias veio, parou e gritou para os israelitas: — Por que é que vocês estão aí, em posição de combate? Eu sou filisteu, e vocês são escravos de Saul!

Escolham um dos seus homens para lutar comigo. Se ele vencer e me matar, nós seremos escravos de vocês; mas, se eu vencer e matá-lo, vocês serão nossos escravos. Eu desafio agora o exército israelita. Mandem alguém para lutar comigo! Quando Saul e os seus soldados ouviram isso, ficaram apavorados. (1 Sm 17.1-11).

Analisando o texto percebemos que o gigante desafia e quanto a isso o povo de Deus deve tomar decisões, que são:



1. Confiar em Deus, pois não existe gigante diante do Deus Todo-poderoso;

2. Manter a esperança, pois, no tempo de Deus, há de se manifestar um filho seu que dará fim a arrogância do gigante;

3. Para cada gigante na trajetória cristão haverá um Davi ungido por Deus que lutará em favor dos filhos do Senhor;

4. Apesar do povo de Deus, por algum momento, não ter um líder temente a Deus, não existe batalha que Deus não possa agir;

5. Ore, esteja firme e faça o trabalho que o Pai Celeste lhe confiou, pois nesta batalha você poderá ser o Davi.  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário