quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fé e Razão – Crítica sobre o ponto “A razão Somente”

Ao se tratar das questões filosóficas e levando em conta sua importância na tentativa de responder as argumentações mais difíceis do homem a cerca de Deus, sobretudo, como relacionar a Fé com a razão, faremos uma analise da “razão somente” a luz da Bíblia.

Filósofos como Emanuel Kant e Benedito Spinoza alegavam que toda verdade pode ser descoberta pela razão humana, que nada pode ser conhecido de modo algum pela revelação. Alegavam que a razão pratica (moral) exige que vivamos “como se existisse um Deus”, exige que vivamos “como os milagres não ocorressem”, abrindo mão de pilares da fé cristã, os milagres e a ressurreição de Cristo. Concluíram por tanto, que há apenas uma “substancia” no universo, da qual todas as coisas, inclusive todos os homens, são meros modos ou momentos. Spinoza afirmava que “um milagre”... é coisa meramente absurda”...” podemos portanto, ter absoluta certeza de que todo evento que é corretamente descrito na Escritura necessariamente aconteceu, de acordo com as leis naturais.”
O que esses homens racionalistas não racionalizaram é que, em quanto aos milagres é perfeitamente aceitável que um vento muito forte tenha partido as águas do mar Vermelho, a questão é sustentar essas águas em seu devido lugar servindo de muralha para passar dois milhões de pessoas aproximadamente de crianças, jovens e velhos sem que essas águas voltassem ao seu curso natural (Ex. 14.21-29). Passar quarentas anos no deserto é pouco para um beduíno que vive mais de cem anos em pleno Saara, passar quarenta anos sem precisar mudar um par de sandálias ou uma muda de roupas, pois, as mesmas cresciam juntamente com quem as usavam isso é milagre, (Det. 29.5). Quanto ao universo ser apenas uma “única substancia”, também seria admissível se este se resumisse somente ao planeta terra (Jo. 1.3) e então poderíamos desconsiderar a revelação de Genesis capitulo primeiro. A ressurreição de Cristo não teria ocorrido se Ele mesmo não tivesse aparecido aos apóstolos, “Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.” (Jo. 20. 27).

“Racionalizar um Deus Tão Grande sem a revelação Divina é tentar fazer uma nace espacial decolar sem combustível”


ANTONIO RAIMUNDO PEREIRA DOS SANTOS e ELIELMA SAMPAIO DE OLIVEIA (Acadêmicos do curso de Bacharelado em Teologia, pela Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário