quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Revelação Somente

Segundo Kierkegaard, a mente humana é totalmente incapaz de descobrir qualquer verdade divina, somente a revelação pode ser considerada uma fonte legítima de conhecimento do homem. Já que a razão humana não é digna de confiança, pois o homem caído desconsidera Deus e o rejeita tornando impossível conhecê-lo, a verdade divina pode ser conhecida somente por aquilo que Kierkegaard chamava ?um salto da fé?, Barth era enfático no sentido de a mente humana não ter capacidade alguma para conhecer a Deus. O Próprio Deus tem de dar sobrenaturalmente a capacidade de entender sua revelação, assim como dá a própria revelação.
Crítica: se a mente humana não tem capacidade de conhecer Deus, logo por que seria ele julgado? Mas o homem pela razão e consciência tem sim o conhecimento de Deus.
Por que os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpável. Porquanto, tendo o conhecimento de Deus não o glorificaram como Deus... Rom 1:20,21ª
Os demais conhecimentos de Deus que fogem a razão humana são entendidos pela fé e pela revelação Divina.

Lauro Batista de Quadros e João da Silva Brito (Acadêmicos do curso de Bacharelado em Teologia, pela Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário