sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Revelação Somente

Por Diego Cavalcante Rey* e Pr. Evandro Ferreira Lopes*.


Certo dia vi-me em uma situação deveras difícil. Ao chegar em um local público (Studio de gravações) deparei-me com dois conhecidos lendo avidamente a Bíblia; ao esperar meu atendimento, acabei (feliz ou infelizmente, Deus é que o sabe) tecendo um comentário simplório que contudo, aos olhos deles, soou como que um enaltecimento a classe teológica, ou melhor, a teologia; O que meus irmãos, confesso, me pegou de “calças curtas”. Senti-me como um torcedor São Paulino no meio da torcida Corinthiana perdendo o jogo em um dia de clássico. Fui bombardeado por dois conhecedores profundos da Bíblia (e falo daqueles que a conhecem de cabo a rabo, citando versículos que confirmam seus pensamentos, como balas de uma metralhadora) que com exaltações, e tenho que concordar, com embasamento Bíblico, perfuraram-me com suas balas voltadas para um único alvo: Provar que Deus nos quer mostrar a verdade do Evangelho de Cristo através de revelações diretas Deus-Homem e que o Homem não tem fé (e pasmem meus queridos leitores, para eles Silas Malafaia não tem fé, visto que estudou muito ao invés de crer que Deus podia lhe revelar seus mistérios somente na Bíblia) quando procura outro homem para lhe passar os conhecimentos Bíblicos, que segundo eles, só podem ser desvendados e repassados por Deus. Ainda, Deus nos quer mostrar todo o conhecimento, dar-nos esta faculdade, entretanto devemos busca-lo e dar lugar para que ele se revele. Por conseguinte, segundo meus “acusadores” (falo isso por ser um aspirante a Teólogo), todo aquele que procura estudar com homens ofende a Deus, tirando assim toda glória que seria de Deus e as dando a homens. Ainda ouvi mais, que a Teologia, é a implantação de culturas e pensamentos Gregos no Cristianismo, e que esses autores, filósofos, pensadores, teólogos, etc... já foram lidos por eles, mas hoje não o fazem mais, porque Deus o revela diretamente tudo na Bíblia.

Se os mesmo conhecem alguns desses filósofos saberiam que eles não são os primeiros a pensar dessa maneira, que Kierkegaard no século XIX já defendia com unhas e dentes procurar provas é uma ofensa a Deus, dentre outros pensamentos pertinentes ao contexto. E que Karl Barth (um dos Teólogos mais famosos da igreja contemporânea – Teólogos, isso mesmo, aqueles a quem eles condenam) também ostentava a bandeira de que Deus não pode ser conhecido, senão pela revelação divina, somente.

Não queremos, neste momento, concordar ou discordar de meus nobres amigos ou com os filósofos e teólogos citados no parágrafo acima. Queremos apenas deixar-lhes algo para pensarem, quem está certo? Estes que defendem avidamente a Revelação somente ou aqueles que defendem a Razão apenas, ou ambos?

A paz de Cristo seja convosco!


* Acadêmico do curso de Bacharelado em Teologia, pela Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário